Alfineteiro Primavera Amigurumi Passo a Passo
O padrão da vez foi totalmente inspirado na chegada da Primavera aqui no Brasil. A estação das flores traz novos ares e muitas cores. Aproveitando o clima, criei o Alfineteiro Primavera, que além de ser um lindo cestinho de flores decorativo, também foi pensado pra você, crocheteira, costureira e afins, espetar seus alfinetes e agulhas.
OBS: a venda deste padrão, inteiro ou em partes, original ou adaptado é proibida. Peço que, caso deseje compartilhá-lo com alguém ou postar as fotos do seu Alfineteiro Primavera, não se esqueça de dar os créditos a My New Craft Amigurumis. Assim, além de compartilhar o seu próprio trabalho, você também compartilha o meu e me ajuda a continuar fazendo o que mais amo 😊
Para quem não fala Português: às vezes o Google Tradutor não traduz bem os pontos e abreviações do crochê, por isso deixei duas páginas com os principais termos para o Inglês e o Espanhol ali em cima, no Menu. Espero que ajude!
Agora, sem mais delongas, vamos crochetar! 🧶
MATERIAIS
– Linha para Amigurumi nas cores: Marrom Claro, Marrom, Rosa (em vários tons – ou a cor que preferir para fazer as flores) e Verde para as folhas.
– Gancho de crochê compatível com a linha escolhida
– Agulha de tapeçaria
– Alfinetes e marcadores de ponto
– Fibra para enchimento
– Cola para artesanato
– Base redonda de plástico ou acrílico de 5 cm (opcional)
O meu Alfineteiro Primavera foi crochetado com os fios Amigurumi, da marca Círculo, nas cores: 7625 Castanha, 7569 Brigadeiro, 3077 Quartzo, 3131 Chiclete, 3182 Pitaya e 5398 Musgo. Também utilizei gancho de 2 mm e uma base redonda de acrílico fina de 5 cm para deixar o fundo bem firme e reto. Ao final meu Alfineteiro ficou com aproximadamente 7,5 cm.
INSTRUÇÕES
Vaso
Com o fio Marrom Claro, faça:
1- 6 pb no AM [6]
2- 6 aum [12]
3- (1 pb, 1 aum) x6 [18]
4- (2 pb, 1 aum) x6 [24]
5- (3 pb, 1 aum) x6 [30]
6- (4 pb, 1 aum) x6 [36]
7- (5 pb, 1 aum) x6 [42]
8- BLO (13 pb, 1 aum) x3 [45]
9- 45 pb [45]
Pelas próximas voltas, seguiremos repetindo 45 pb, porém alternando 1 ponto baixo normal e 1 ponto baixo pegando o ponto da carreira anterior (é isso que vai dar a textura ao nosso vasinho).
10 a 16- 45 pb [45]
A partir daqui, não iremos mais intercalar os pontos, seguiremos fazendo pontos normais
17- FLO 45 pbx [45]
Arremate, corte o fio e esconda a sobra.
Cole a base redonda no fundo do vaso (opcional).
Terra
Com o fio Marrom, faça:
1- 6 pb no AM [6]
2- 6 aum [12]
3- (1 pb, 1 aum) x6 [18]
4- (2 pb, 1 aum) x6 [24]
5- (3 pb, 1 aum) x6 [30]
6- (4 pb, 1 aum) x6 [36]
7- (11 pb, 1 aum) x3 [39]
8- (12 pb, 1 aum) x3 [42]
9- (13 pb, 1 aum) x3 [45]
Arremate, corte o fio e deixe um longo pedaço para costurar esta parte na borda do vaso.
Flores
As minhas flores eu fiz com tons de rosa, mas você pode usar as cores que preferir.
Com o fio Rosa (ou da cor que você escolher), faremos:
18 corr, 3 mpa na terceira corrente a contar do gancho, 1 pbx
(3 mpa no mesmo ponto, 1 pbx) x7
Arremate, corte o fio e deixe um pedaço para costurar.
Enrole a florzinha e prenda com uns pontinhos na base para não desmanchar. Aqui eu não recomendo usar a cola pois depois de pronto pode ficar duro demais para espetar os alfinetes.
Ao todo, eu fiz 13 florzinhas.
Folhas
Nesta parte eu fiz dois tipos de folhas, únicas e duplas, para diversificar. No total foram 2 folhas duplas e 4 folhas únicas, mas você pode fazer mais se quiser seu vasinho mais verde.
Folha Única
Com o fio Verde, faça:
6 corr, 1 pbx na segunda corr, 1 pb, 1 mpa, 1 pb, 1 pbx
Arremate, corte o fio e deixe um pedaço para costurar.
Folha Dupla
Com o fio Verde, faça:
6 corr, 1 pbx na segunda corr, 1 pb, 1 mpa, 1 pb, 1 pbx
6 corr, 1 pbx na segunda corr, 1 pb, 1 mpa, 1 pb, 1 pbx
Arremate, corte o fio e deixe um pedaço para costurar.
Alça
Aqui, deixe um pedaço grande do fio na ponta antes de começar, pois o utilizaremos para costurar um lado da alça.
Com o fio Marrom Claro, faça:
41 corr, 40 pb a partir da segunda corrente a contar do gancho
1 corr, vira, 40 pb
Arremate, corte o fio e deixe um pedaço para costurar o outro lado da alça.
MONTAGEM
Eu decidi por começar costurando as flores e folhas na parte Marrom, pois pra mim fica mais fácil de fazer o acabamento. No entanto, se você preferir, pode inverter a ordem. Ah! Aqui também não recomendo usar a cola, pelo mesmo motivo que comentei antes. Costure as flores por toda a extensão da parte Marrom e depois costure as folhas espalhadas entre elas.
Depois de costuradas as folhas, flores, eu costurei a parte marrom nas alças que ficaram da última carreira do vaso, feita em FLO, na parte de dentro. As duas partes têm exatamente 45 pontos, então encaixa direitinho. Independentemente da ordem que você escolher montar seu vaso, na hora dessa costura, não esqueça de colocar o enchimento dentro da peça antes de fechar completamente.
Com o fio marrom, faça bordados em formato de X por toda a alça do cesto, com 1 ponto de distância entre cada um.
Para finalizar, costure a alça nos dois lados do cesto, na altura da costura das partes Marrom e Marrom Claro. Seu Alfineteiro agora está pronto!
Obrigada por crochetar comigo! 💜
Se você gosta do meu trabalho e deseja apoiar, seu suporte será mais do que muito bem-vindo! Estamos no Ko-fi e também no PIX. Para doar qualquer quantia, escaneie os QR Codes abaixo ou apenas clique nas imagens.
OBS: Se não puder doar, deixe um like no nosso Instagram ou compartilhe nosso blog isso também é uma grande forma de apoio. Gratidão 💗
Me chamo Isabela, sou Pisciana, tenho muitas ansiedades, alguma esperança e uma gata. Este blog foi criado para compartilhar minha aventura pelo mundo mágico dos Amigurumis. Bem-vindo ao meu espaço e obrigado pela visita 🙂
alfineteiro amigurumi amuleto arco-íris baby yoda bichinhos bruxa bruxo candy corn cesto chapéu chaveiro comida coraline coroa decoração doce esperança flores free pattern gato halloween harry potter miniatura natal nazar nossa senhora nossa senhora aparecida olho grego olho turco pequeno príncipe perseverança personagem primavera páscoa recomeço religiosos religião rena santinhos santo antônio sobremesa sorvete yoda árvore de natal