O que é preciso para fazer Amigurumi?

No começo da minha jornada com os Amigurumis de crochê, eu tive muitas dúvidas: não sabia quais fios usar, como escolher as agulhas, os acessórios, e tudo o mais. Fui aprendendo aos pouquinhos e tive ajuda de muitos conteúdos legais.
O processo de aprender nunca termina, mas resolvi juntar aqui algumas das coisas que já aprendi e que podem ser muito úteis para quem está começando — ou pensando em começar — a fazer Amigurumis.
Neste post, vamos falar sobre materiais: o que é realmente necessário para começar?
NÃO PODEM FALTAR
Esses são os itens mais importantes. Sem eles, não dá para fazer Amigurumis!
Fio
O primeiro item essencial é o fio. Desde que tenha alguma espessura considerável, quase qualquer um pode servir, mas hoje em dia já existem fios pensados especialmente para Amigurumi. Aqui no Brasil, são destaque os fios Ami (Têxtil Piratininga), AmiguLove (Linhas Corrente), Amigurumi (Círculo), Balloon Amigo (Pingouin) e EcoAmigurumi (EuroRoma).
Dentre as marcas, a Círculo oferece uma linha completíssima só para Amigurumis:
– Amigurumi (a mais básica)
– Amigurumi Slim (mais fina)
– Amigurumi Soft (mais macia)
– Amigurumi Pelúcia (fofinha)
– Amigurumi Brilho (com fios brilhantes entre os fios normais)
– Amigurumi Chenille (mais fofa e sem o brilho do Pelúcia)
Você pode conferir todas as cores e detalhes no site oficial.

Gancho (Agulha de Crochê)
Os ganchos são classificados principalmente pela espessura (ex: 3 mm). Quanto maior a espessura, mais abertos os pontos — o que pode deixar seu Amigurumi com buracos e sem firmeza.
Dica: Veja no rótulo do fio as medidas de gancho recomendadas. Eu costumo usar a menor indicada (por exemplo, 2 mm para os fios Amigurumi e Amigurumi Soft), pois gosto dos pontos mais fechadinhos.
Para começar, recomendo os ganchos mais simples e com cabo emborrachado — são confortáveis e você encontra opções bem acessíveis!


Tesoura
Qualquer tesoura que corte bem os fios já serve!

Enchimento
Os Amigurumis são tridimensionais e precisam ser preenchidos para ganhar forma. Uma opção muito indicada é a fibra de silicone, que tem boa “memória de trabalho” e mantém o volume.

Agulha de Tapeçaria
Você vai precisar de uma agulha grande e grossa como as de tapeçaria para costurar as partes do Amigurumi. Eu costumo usar as de número 16 a 18, mas isso depende da espessura do fio escolhido.

ITENS MUITO ÚTEIS (MAS QUE DÁ PRA COMPRAR AOS POUCOS)
Esses itens são super úteis e, embora não estritamente indispensáveis, fazem toda a diferença conforme você avança na técnica.
Marcador de Ponto
Os marcadores são práticos e ajudam a não se perder na contagem das voltas. No começo você pode usar um alfinete de segurança mesmo, mas os marcadores de ponto são mais apropriados e você vai notar a diferença.

Alfinetes
Alfinetes seguram as partes no lugar antes da costura e garantem um acabamento mais limpo e alinhado.

Olhos e Focinhos de Plástico
Existem opções para colar e as com trava de segurança. Os com trava são mais seguros e difíceis de cair, já os de colar permitem melhores ajustes depois de finalizar a peça.

Cola para Artesanato
Para detalhes pequenos, a cola pode deixar o acabamento mais bonito e agilizar o processo. Use cola específica para tecido/artesanato.

Pinça
Ajuda a colocar enchimento, especialmente em cantinhos estreitos. Até pinça de sobrancelha funciona quando o Amigurumi não é grande!

COISAS LEGAIS E OPCIONAIS
Esses itens são o “plus”! Se você ainda está decidindo se vai seguir firme no mundo dos Amigurumis, talvez valha esperar um pouco antes de investir.
Aplicador de Olhos e Focinhos
Facilita a aplicação das travas, principalmente para quem tem dificuldade em fazer força com os dedos.

Abridor de Pontos
Ajuda a criar espaço para inserir os pinos dos olhos e focinhos de segurança sem danificar o trabalho.

Kit Faz Pompom
Facilita muito e deixa tudo mais padronizado na hora de fazer pompons.

Contador de Carreiras
Um contador pode salvar sua sanidade! Existem modelos analógicos, digitais e até mesmo aplicativos de celular.


Dedal
Os dedais de silicone ajudam a proteger os dedos contra calos e dores provocadas pela agulha.

Esse foi um resumo (nem tão resumido 😅) de tudo que considero importante para começar no universo mágico dos Amigurumis de crochê.
Salva aí nos seus favoritos ou manda para aquela pessoa que ama essa arte!
E você, conhece algum acessório legal que ficou de fora da lista? Comenta aqui embaixo!
Até a próxima! 🧶✨
Estamos no Ko-fi! Se você gosta do meu trabalho e deseja apoiar, seu suporte será mais do que muito bem-vindo 😊Para acessar a página, escaneie o QR Code abaixo ou apenas clique na imagem.
Você também ajuda a a gente deixando um like e seguindo nosso Instagram ou simplesmente compartilhando o blog com a família e os amigos.
Gratidão 💗

Me chamo Isabela, sou Pisciana, tenho muitas ansiedades, alguma esperança e uma gata. Este blog foi criado para compartilhar minha aventura pelo mundo mágico dos Amigurumis. Bem-vindo ao meu espaço e obrigado pela visita 🙂
abóbora alfineteiro amigurumi amuleto arco-íris baleia bichinhos brinquedo bruxo cesto chapéu chaveiro cogumelo comida coraline decoração doce flores free pattern gato halloween harry potter interativo lista mar material miniatura natal nazar nossa senhora nossa senhora aparecida olho grego olho turco pequeno príncipe perseverança personagem primavera recomeço religião rena santinhos sobremesa sorvete yoda árvore de natal